LIS MATER – Espectáculo

LIS MATER nasceu de um convite à Amalgama Companhia de Dança, criar algo específico para o Castelo de São Jorge, um lugar emblemático e único da nossa cidade.
Um lugar que nos inspira a berço, raízes, memórias, pedra, coragem, edificação,…

LIS MATER faz a síntese de três estímulos essenciais que estão na origem da sua construção
– a “Conquista” (vontade primordial/ não a vontade de conquista do outro mas de me conquistar, fazer renascer da minha essência, de me “outrar” no melhor de mim, o sonho , o ideal, a missão )
– a “Espada” (São Jorge, o cavaleiro anjo guerreiro, a que afasta e protege dos obstáculos, a coragem de se cumprir a missão própria, a coluna vertebral do alinhamento e elevação, a chave que abre a porta, ou a cruz/flamejante, alquímica e iniciática, de saber ser pela lei da espada e do amor )
– a “Origem” ( a matriz, ancestral, física , mas não só, a memoria , o lugar primeiro, Mater a grande mãe simbólica, a capacidade de dar a Luz, criar forma, a matéria prima que se sublima na missão e se materializa na forma, dentro e fora de cada um de nós, de materializar o ideal, o sonho o que pulso do fundo invencível, o Amor ).
A Lis associamos a matriz , origem simbólica de Lisboa associada ao Castelo e tudo o que nele encerra, a grande edificação , a obra arquitectónica, a casa, a estrutura , a protecção, a fundação, a elevação, a raiz e identidade simbólica de uma cidade e de um povo nação.
Também neste Castelo se iniciou a cidade , se lutou por ela , se matou erroneamente em nome de muita ilusão e poder, mas não são esses estímulos que nos tocam, ou onde se apoia a criação.
Todo símbolo verdadeiro encerra sempre uma pluralidade de sentidos que longe de se excluírem ou de se contradizerem, harmonizam-se e complementam-se mutuamente.
Não se pretende contar historias, mas trabalhar o símbolo, uma essência primeira, honrar a Origem, por um olhar aberto através da dança, da musica e do canto.

Assim a alquimia da criação, numa visão poética e simbólica, procura na síntese dos três estímulos, a matriz, conquista de sim mesmo, para uma verdadeira ligação aos outros e ao mundo, o conquistador do Quinto Império, o casamento da força e da beleza, o ideal renascido do Amor.

A proposta assenta na apresentação de um site specific composto e cocriado por um grupo de bailarinos da amalgama com a participação de músicos e vozes. A criação assenta na escuta e nos estímulos do Espaço, desenha-se a partir dos seus recursos naturais e nos cruzamentos cénicos que lhe vão dando forma entre corpos e pedras, e desenrola-se como uma viagem e um convite ao publico presente para nela também entrar.
Corpos na pedra, movimentos, instalações, rituais dançantes, encontros, desafios…

O Guerreiro e seu símbolo sintetizam de algum modo, os dois aspectos de “Tudo” em sua significação “Total”. Madame Blavatsky

Ou como dizia Saramago … “…a história do passado esse tempo que é todo o tempo “…

Conquista-me contorna-me aprofunda-te em mim!  Risoleta Pinto Pedro

Ver galeria