Retiro – Cuidar em ARTE – Estremoz 2020

Na capital da rainha santa a oportunidade de habitar o Convento das Maltezas onde num fim de semana em retirado útero preparamos o florescimento da vinda do novo ciclo através de um trabalho intenso e sensível de Corpo, Alma e Espírito  no cruzamento da Arte e do CUIDAR.

Um fim de semana intensivo de partilha dedicado ao CUIDAR em ARTE, no desenvolvimento de ferramentas de aprofundamento, num resgate da Natureza e do silêncio –  – identificar / cuidar / criar / orar / transformar, por um trabalho ligado à respiração plena, numa escrita curativa consciente, num corpo Inteiro e integrado pela dança amalgama de interacção criativa com o outro e a natureza.

Paragem, Silêncio, Escuta, Identificação, Cuidar, Criar, Orar, Transformar, Celebrar. 

Com Sandra Battaglia, Risoleta Pinto Pedro, Rita Aleixo

Refeições vegetarianas preparadas por Margarida Battaglia e Tiago Rocha


INTRODUÇÃO

O Tempo privilegiado que atravessamos sente-se cada vez mais acelerado e mudanças conscientes tornam-se emergentes e urgentes  e são necessários trabalhos com mais consistência unitária para deixarem sementes em cada um! Temos vindo a investir nos Retiros pois proporcionam uma conexão privilegiada consigo, com a natureza e com as propostas de trabalho de melhor profundidade, qualidade e centramento.

Os  Retiros vêm na sequência sentida de um percurso de cruzamentos de saberes holísticos conjuntos e o apelo oportunidades que possibilitem a cada um de nós um aprofundamento de saberes e consciência, sempre presente num Corpo Inteiro e integrado pela Arte e alinhado com a energia sazonal da Natureza.

São ferramentas dirigidas a todos que neste momento sintam necessidades de aprofundar um trabalho energético de realinhamento de Corpo Inteiro numa linguagem de Arte.


NOTAS BIOGRÁFICAS

Alexandra Battaglia – Bailarina, coreógrafa, investigadora, professora. Formada na Escola de Dança do Conservatório Nacional, Licenciada e Mestrada na ESD com a estruturação e avaliação da Metodologia holística Dança Movimento Amalgama. Trabalhou em cinema, ópera e TV com vários coreógrafos e professores em diversos países. É co-fundadora e directora da Amalgama Cia de Dança onde é Directora Geral. Dançou e coreografou em várias parcerias internacionais. Formação e estudos paralelos nas áreas da astrologia, praticas energéticas e vibracionais, cruzamentos Orientes / Ocidente e Arte e Alquimia, entre outras .Em 2009, foi homenageada como uma das vias significativas de dança em Portugal. Em 2011, trabalhou com o Instituto Cultural de Macau como directora artística “Showcase de Grupos de Dança de Macau”; “22º Festival de Artes de Macau”, “Parada de Macau, Latin City”. Criadora do projecto UNITYGATE – Plataforma Artística Oriente / Ocidente.

Risoleta Pinto Pedro – Escritora, Professora, Terapeuta. Formação superior em Literatura, leccionou na Escola S. Artística António Arroio. Formação em Rebirthing. Criou o Curso Cuidar, certificado, a funcionar na ESMTC. Publicou vários livros e foram-lhe atribuídos prémios, entre os quais dois de poesia da Sociedade da Língua Portuguesa, Revelação da APE, e Ferreira de Castro, ficção. Tem escrito para teatro e música em parceria com compositores, nomeadamente Jorge Salgueiro. Cantata, ópera, canção, musical e textos para bailado. Estes últimos foram criados para várias coreografias multidisciplinares da Companhia de Dança “Amalgama”. Assinou uma crónica semanal, Quarta-Crescente no Programa “Despertar dos Músicos”, da RDP – Antena 2. Tem escrito crónicas para jornais, revistas páginas electrónicas de literatura e artes e participação em catálogos de artes plásticas, conferências e colóquios.

Rita Aleixo – Viajante e Buscadora de si. Licenciada em Psicologia Social ( mestrado em Cooperação e Desenvolvimento Internacional), percurso profissional sempre ligado à área social e humanitária, maioritariamente a trabalhar em ONG´s e em contextos de exclusão e pobreza, em Portugal e no estrangeiro. No seu percurso de auto-descoberta e inquietação sobre a Vida, o seu caminho cruzou-se com diferentes áreas, entre elas a meditação, as práticas energéticas e as massagens terapêuticas. Foi a formação em Zen Shiatsu (2012) que a fez despertar para a importância do trabalho do corpo e do toque, tendo a partir daí explorado e aprofundado diferentes abordagens – desde a medicina tradicional chinesa, à ayurvédica e a terapia pelas fáscias, entre outras. Mais recentemente, cruzou-se também com a Dança tem a Formação de Monitores de Dança Criativa / Mov Amalgama (encontrando-se actualmente a participar na formação de Dança Holística da Amalgama) e com a massagem Tailandesa (cuja formação avançada realizou na Tailândia há 1 ano).


PROGRAMA GERAL

Movimento AMALGAMA – temáticas a desenvolver
Quando as forças da Natureza se encontram na Dança.
Alinhamento | Activação | Re Programação

• Sintonização consciência corpo e movimento (elementos de práticas energéticas, chi kung, yoga dinâmico).
•  A Dança como um dos poderosos instrumentos universais de cura e auto conhecimento ; ir à descoberta do  resgate de mim, do meu renascimento e florescimento em vitalidade orgânica, em pura vida movimento criativo.
• Body Work (alinhamento, hemisférios, respiração, tonicidade, flexibilidade, consciência corporal, enraizamento, centro do corpo e extremidades).
• Dança Natural / espontaneidade perdida /  Acções básicas do movimento e qualidades dos 4 Elementos  (o poder do gesto e do Movimento expressivo de corpo inteiro numa linguagem alinhada com o fluxo vital e criativo).
• Viagem dançante pelo Florescimento de cada um, um Ser inteiro e pleno para lá das palavras ! ( A Integração de todos os corpos que nós compõem)
• Dinâmicas de Grupo (plano de identificação, resgate da espontaneidade perdida), danças de roda e rituais dançantes em celebração universal.
• Massagem / Lavagem e revitalização – a Arte do Toque que cura, o desbloquear da energia vital, identificar e honrar o corpo Casa / Terra de nós

O que Arte Cura – Respiração e Escrita Curativa – Temáticas a desenvolver
Quando a Natureza se verbaliza e se afirma em nós.
Alinhamento | Activação | Re Programação

• Trabalharemos com as potências que são as letras, os sons, esses instrumentos do FIAT que criou o mundo e com que criaremos novos(s) mundo(s). Da leitura à contemplação e criação ou concepção, passando pela com…posição.
• Respirar para sentir, uma respiração para cada um sentir, tudo o que se sente pode ser curado.
• Escrita curativa, observação e inconsciente. A criação como um dos mais poderosos instrumentos universais de cura; ir à descoberta do meu próprio livro de auto-ajuda oculto nas páginas já escritas dos poetas.
• Audição de textos, leituras, dores e alegrias, realidade e fantasias, exercícios de estilo, respiração, jogos, corpos sentidos, contos e cantos, recontos e recantos. Numa relação sensual com a matéria-papel em vários formatos, texturas e dimensões.
• Orações e Afirmações, exercícios criativos de recolha, selecção e propósitos – Ler a oração no poema, inspirar-me a criar a minha própria oração símbolo, mantra poético para a vida. Com a palavra dos melhores da Poesia e da Filosofia Portuguesas (D. Dinis, Gil Vicente, Camões, Sá de Miranda, Rodrigues Lobo, Vieira, Pascoaes, Pessoa, Leonardo Coimbra, José Régio, Sampaio Bruno, Álvaro Ribeiro, João de Deus, Jaime Cortesão, Afonso Botelho, Agostinho da Silva, Eudoro de Sousa, Natália Correia, Dalila Pereira da Costa, António Quadros, António Telmo) criaremos um puzzle que imprimiremos (ou tatuaremos) no cor…acção.

Raízes, Ritos e Rituais – Árvores e flores de Poder- Rituais energéticos e de florescimento.
Quando o subtil e onírico da Natureza se manifesta no que nos constrói como parte.
Alinhamento | Activação | Re Programação

Ritual de limpeza energética com a harmonia e energia do grupo, criação de altar em honra do Renascimento da Vida sobre a Terra. Reconhecimento dos Elementos da Natureza deste plano de vida e seus guardiões,  Re Ligaçao ao Corpo matriz que somos.  Árvores e Flores de poder suas ressonância na nossa natureza pessoal.

Encontro  de historias e partilhas após o jantar. Discussão e reflexão (facultativo)


PROGRAMA ESPECÍFICO

Dia 27 – 6ªfeira
19h00  / 20h00 – Chegada e acolhimento dos participantes
20h00 / 21h00 – Apresentação – Círculo de Abertura, Conexão, Cantos, Danças de roda, Invocação e Baptismo.
21h00 / 22h00 – Jantar – refeição em silêncio – Jantar ritual. Antes da refeição Oração e Agradecimento, com partilha do pão em ritual e leitura de poema no enquadramento.

Dia 28 – Sábado

9h00 / 10h00  – Pequeno Almoço
10h00 / 11h00 –  “Sintonização Amalgama – Meditação com Respiração, Orientada – Prática Energética, Despertar de Corpo Consciencia e Fluxo vital – Body Work.
Linguagens  e Acções básicas do Corpo e do Movimento no Espaço / Tempo/Qualidades. Circulo & Espaço . Trabalho de Grupo, Elementos Terra &  Fogo com Alexandra Battaglia
12h30 / 13h30 –  Círculo de Massagens & Auto Massagem com Rita Aleixo
13h30 / 14h30 – Almoço – Refeição em silêncio
14h30 / 19h30 – Workshop “Respiração Rebirthing (respirar, arte viva) e Escrita Cura Criativa & Literatura & Filosofia portuguesa (raízes filosóficas do pensamento português)
“Orações & Afirmações ”   com Risoleta PP 
20h30 / 21h30 – Jantar  – em silêncio
Após o jantar – espaço facultativo de tertúlia & conversas

Dia 29 – Domingo (Círculo de fecho)

9h00 / 9h30 – Pequeno Almoço
10h00 / 11h30 –  Sintonização Amalgama – Meditação com Respiração Orientada – Prática Energética, Tonificação , Alongamentos e Organicidade  – Body Work,  Linguagens  e Acções básicas do Corpo e do Movimento no Espaço / Tempo/ Qualidades. Trabalho de Grupo, Elementos Água &  Ar com Alexandra Battaglia
11h30 / 12h30 –  Circulo  de Massagens & Auto Massagem com Rita Aleixo
12h30 / 13h30 – Workshop Orações & Afirmações  com expressão criativa colectiva (o que arte cura) com Risoleta PP
13h30 / 14h30 – Almoço – Refeição em silêncio
14h30 / 17h00 –Activação da energia da Primavera ( As Árvore & as Flores de poder, as Frases de Poder , Dançar a nossa Primavera )  com Alexandra  Battaglia & Risoleta PP
17h00 / 18h00 – Círculo de Encerramento e Retorno com lanche de despedida


INFORMAÇÕES & INSCRIÇÕES

| 919443462

FB:  https://www.facebook.com/events/1558350947636410/